20 de abril de 2013

Desabafo de uma professora


Desabafo de uma professora

Diariamente, vejo inúmeras críticas acerca do sistema educacional brasileiro, professores que são maltratados por seus alunos, a baixa remuneração financeira, as péssimas condições de trabalho (ainda uso giz e lousa) e a total falta de reconhecimento social de minha profissão – Basta perguntar quantos alunos querem seguir a profissão. Mesmo com tantas críticas, eu mesmo critico muito o sistema, ainda nascem flores no deserto e este é meu desabafo.

          Sou professora de sociologia da rede pública estadual para alunos do ensino médio e há duas semanas ocorreu um fato na aula que me magoou bastante. A pessoa responsável acabou se desculpando durante a semana e, por mim, como o pedido foi sincero, dei o caso por encerrado. Na outra semana, ministro apenas uma aula por semana, entrei em sala e os alunos pediram um minuto para falar comigo e, em nome da turma, queriam deixar um pedido de desculpas.

Não foi apenas um pedido, foi uma homenagem. Fui recebida com meus alunos recitando um lindíssimo poema sobre a importância do mestre em suas vidas, seguido por flores e chocolates. Lágrimas brotaram em meus olhos, foi realmente emocionante e gratificante ver como todos se uniram e se doaram por completo em prol de um objetivo em comum. Agradeço aos meus alunos do 1º A da Escola Coração de Jesus por me mostrarem que ainda existe esperança, que o professor ainda pode ser, conforme suas palavras “um farol para guiar suas vidas”. Serei a líder de vocês, hoje, amanhã e sempre. Muito obrigada por me proporcionarem algo tão precioso chamado “Esperança”   Eu jamais desistirei de vocês.