28 de maio de 2011

Para pensar....

Este é um poema de Vladimir Vladimirovitch Maiakovski, nascido em 19 de julho de 1893 na Geórgia, então Império Russo. Após a revolução de 1917, Maiakovski colaborou com o governo na criação de lemas revolucionários, como "não há conteúdo revolucionário sem forma revolucionária". Suicidou-se com um tiro, aos 37 anos de idade, em 14 de Abril de 1930.




POEMA DE MAIAKOVSKI

Primeiro, eles vêm à noite, com passo furtivo
arrancam uma flor
e não dizemos nada.
No dia seguinte, já não tomam precauções:
entram no nosso jardim,
pisam nossas flores,
matam nosso cão
e não dizemos nada.
Até que um dia o mais débil dentre eles
entra sozinho em nossa casa,
rouba nossa luz,
arranca a voz de nossa garganta
e já não podemos dizer nada.


Pensem sobre o significado do poema!!!

Ao deixarmos de reivindicar nossos DIREITOS quando somos agredidos, perdemos a oportunidade de fazer valer nossa força, nossa voz, nossa LIBERDADE de Expressão! Quando ficamos quietos perante às injustiças cometidas na nossa frente, acabamos por concordar com elas, concordar que sejam cometidas. Até que chega a um ponto em que nossa voz será calada, não poderemos falar mais nada porque seremos totalmente reprimidos, massacrados e calados. Então, não teremos como reclamar porque nunca reclamamos antes....

26 de maio de 2011

Aula 3ºs anos - A Guerra Fria

O Termo "Guerra Fria" é definido como o conflito que ocorreu entre E.U.A e a ex-URSS com o fim da 2ª Guerra Mundial, disputa no campo ideológico mas não ocorrendo embate militar declarado. É a Paz Armada, uma vez que os dois países se envolveram em uma corrida armamentista, do domínio do Espaço (Homem pisa na Lua, 1696), criação da OTAN e o Pacto de Varsóvia dividindo o mundo em dois lados: Capitalista e Socialista. A criação do Muro de Berlim representa a barreira física desta divisão do mundo. Berlim Ocidental capitalista e Berlim Oriental socialista.

A ajuda para reconstrução dos países arrasados pela 2ª Guerra Mundial proporcionada pelos E.U.A, conhecida como Plano Marshall, foi um aprofundamento da Doutrina Truman, que buscava conter a ameça comunista, onde quer que ela estivesse no mundo. Assim, a ajuda ao países no pós guerra serviu para fortalecer os 'elos fracos' do capitalismo, países que, por estarem em crise, poderiam buscar o socialismo.

Auxiliar os elos fracos do capitalismo é, antes de tudo, defender o estilo de vida americano, o "American Way of Life", um estilo que não pode ser ameaçado nem negociado, uma vez que se baseia na democracia chamada livre, fundada num mercado de trabalho competitivo sem limites e que promete, independente do seu passado, que qualquer indivíduo que trabalhar duro, tiver habilidade e determinação, pode mudar consideravelmente a sua qualidade de vida no futuro. É a promessa do "sonho americano", é aderir a este estilo de vida que garante a liberdade e a procura da felicidade em sua Declaração de Independência. 

Para demonstrar as qualidades do sistema capitalista e fazer com que seja aceito, é feita uma política de combate ao socialismo utilizando os meios de comunicação em massa, como o cinema, a televisão, os jornais, as propagandas, histórias em quadrinhos, sempre valorizando sua cultura, moeda, linguagem, hábitos.
A queda do Muro de Berlim, em 1989, é o marco do fim do socialismo, a vitória do Capitalismo.